Os motoristas que Viajam de Chapadão do Sul para Paraíso das Águas ou Campo Grande devem ficar atentos às condições de tráfego da BR-060 até à cidade de Camapuã. Quem vem da Capital e consegue vencer as centenas de crateras ainda precisa dirigir com atenção máxima já chegando em Chapadão do Sul. Na curva acentuada que passa na frente do complexo agrícola do Grupo Matsumoto tem uma panela que já tirou de circulação vários carros. Está localizada no meio da pista, próximo do acesso à Comunidade da Pedra Branca. Além dele há outros de pequeno e médio portes que também podem causar o capotamento de um carro de passeio ou até mesmo a perda de controle de direção.
Já as condições gerais da BR-060 são do conhecimento de todos. Logo após a Serrinha, passando por Bela Alvorada Cooper, até nas proximidades de Camapuã a situação é crítica. Alguns buracos até foram fechados num trabalho paliativo que causa uma trepidação horrorosa. Além disso muitas “panelas” ainda são armadilhas cobertas pela água das chuvas que caíram no feriado prolongado de carnaval.
Várias lideranças políticas e empresariais de Costa Rica, Paraiso das Águas e Chapadão do Sul visitaram autoridades em Brasília levando reivindicações de melhorias. Foi perda de tempo porque não tiveram retorno, apenas promessas. A perspectiva de solução mais bem acabada se deu na Audiência Pública organizada pela Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul que reuniu representantes de todos os municípios num só evento, com mais força e representatividade.
Muitas sugestões foram dadas por representantes do Legislativo Municipal, Estadual e Federal, Poder Judiciário e de entidades de classe. A Ministra Tereza Cristina recebeu fotos atualizadas da BR-060 e repassou para o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas que não tinha noção da real situação. Pelos menos teve o resultado de chamar a atenção das autoridades em Brasília. O contrato de manutenção será aditivado com outro de reconstrução dos trechos deteriorados da BR-060.
PRIVATIZAÇÃO É A SOLUÇÃO ?
O deputado federal Beto Pereira fez o pronunciamento mais emblemático e preocupante na Audiência Pública no Plenário da Câmara de Vereadores. Parlamentar experiente, foi ao encontro munido de dados que mostraram a diminuição de investimento do Governo Federal em rodovias em MS. A constatação foi de que o Denit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) agoniza pela falta de recursos. Segundo ele a decisão de privatizar a MS-306 – por exemplo – foi acertada e poderia ser o caso da BR-060 se o Governo Federal passar a concessão para o Estado. O Executivo tem mais agilidade em privatizar, criando um cenário de solução rápida e definitiva para garantir a trafegabilidade da rodovia de grande movimento de veículos de passeio e carretas que escoam a produção e transportam insumos
INVESTIMENTO INSUFICIENTE
Beto Pereira destacou que em 2010 o orçamento consolidado do Denit para o MS foi de R$ 625 milhões com investimentos de R$ 475 milhões de manutenção e R$ 150 milhões para construção de novas obras. A malha rodoviária aumentou e dez anos depois o recurso caiu para R$ 147 milhões de manutenção e R$ 80 milhões de construção. Quase três vezes menos investimentos em mais rodovias cujos insumos de manutenção ficaram mais caros.