Chapadão do Sul/MS

LEGIÃO ESTRANGEIRA – Políticos que aparecem somente na época de eleições devem ser “mapeados” em Chapadão do Sul.

Você lembra em quem votou nas últimas eleições para deputado estadual, federal e senador? Caso positivo poderia informar se o parlamentar que ganhou seu voto trouxe alguma benefício á cidade? Baseado nesta máxima os eleitores de Chapadão do Sul devem ficar alertas aos políticos que tiveram votos no município e realmente se interessaram pelas demandas da cidade. São vários que realmente estão presentes com emendas e visitas, recebem os vereadores e o prefeito em Campo Grande ou Brasília. Como Chapadão do Sul é uma cidade importante o interesse de candidatos também é grande. Temos vários parlamentares com proximidade constante como Paulo Correa, Dagoberto Nogueira, Márcio Fernandes, Felipe Orro, Beto Pereira, Teresa Cristina, Mara Caseiro e outros.

Mas tem aqueles que vieram fazer campanha na cidade, levaram preciosos votos e nunca mais marcaram presença. Os políticos também só aparecem na época das eleições porque o eleitor brasileiro não costuma acompanhar os candidatos em quem votou ao longo do mandato e isso está em uma pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em apenas um mês após a eleição, 22% já não lembra sequer o nome do candidato a deputado federal em quem votaram e 23% do deputado estadual. Ou seja, os brasileiros não têm interesse pelas ações do Poder Legislativo. Este assunto foi colocado nesta semana pelo vereador Vanderson Cardoso durante novo pedido de emenda à deputada Mara Caseiro, em Campo Grande.

Deve ser por isso que a contrapartida é verdadeira e boa parte dos representantes do povo em Brasília não dão retorno de suas ações aos eleitores e tampouco mantém um canal de comunicação efetivo com eles, a não ser em época eleitoral.

Mas por que é tão importante conhecer e cobrar o trabalho de nossos deputados? Simplesmente porque as funções da Câmara dos Deputados são representar os interesses do povo brasileiro, legislar sobre assuntos de interesse nacional e fiscalizar a aplicação de recursos públicos. Sendo este último item de extrema importância a todos nós que esperamos mudanças em nosso País!

Por exemplo, a principal função do deputado federal é legislar. Ou seja, cabe a ele propor, discutir e aprovar leis, que podem alterar até mesmo a Constituição. É também o deputado federal quem aprova ou não as medidas provisórias, propostas pelo presidente. Além disso, ele deve fiscalizar e controlar as ações do Poder Executivo. Para isso, conta com o Tribunal de Contas da União (TCU), órgão responsável por avaliar a aplicação dos recursos públicos. Do mesmo modo, podem solicitar informações a órgãos do governo e aos ministros, que são obrigados a prestar explicações. São os deputados federais que aprovam o Orçamento da União. Que é uma lei editada todos os anos pelo Executivo, onde são listadas as receitas e despesas do governo federal. Quando existem denúncias ou suspeitas de irregularidade, os deputados podem criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar um tema ou situação específica. São eles também os únicos com poderes para autorizar a instauração de processo de impeachment contra

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também