Após inúmeras campanhas de conscientização centenas de cães seguem soltos nas ruas de Chapadão do Sul. O vídeo postado pela internauta registra o ataque mortal de dois cachorros contra uma indefesa gatinha é cruel. Claro que o culpado é dono dos animais que os deixa soltos. Uma criança já foi atacada por um cão de grande porte na área central, perdeu um naco considerável de carne da barriga e precisou ser submetida à cirurgia. Escapou porque a área atingida não foi letal. As adoções são importantes, mas somente uma legislação que funcione e imponha responsabilidades aos donos poderá amenizar esta situação.
Até quando vamos presenciar cães soltos sem uma punição aos donos? Vereadores de Chapadão do Sul já fizeram inúmeras indicações e projetos que – parecem – não terem saído do papel. O vídeo pode ser analisado de vários ângulos, inclusive a dor dono do animal que não pode salvar o seu bichinho de estimação. Tornou-se até difícil dar aquela caminhada com o cachorro de estimação sob o risco de ser acatado.
O próximo presidente da Câmara de Vereadores – André dos Anjos – é um velho conhecido pelo engajamento na causa animal. Esperamos mudanças e mais cobranças ao Poder Executivo sejam feitas neste sentido. É comum pessoas circulando pelas ruas da cidade com o cachorro solto. Certamente ele colocará em risco a segurança de pedestres ou será atacado. Uma criança com um gatinho no colo – por exemplo – poderia ser gravemente ferida pelo próprio felino assustado.
Cães e gatos se tornam amigos no ambiente familiar, mas o canino atacará nas ruas movido pelo instinto e irresponsabilidade do dono. Lugar de cachorro é dentro do pátio. Fora dos muros ele também será vítima de atropelamento ou envenenamento. Caso contrário não tenha animais.