O prefeito de Costa Rica e vice presidente do Cointa, (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), Cleverson dos Santos foi um dos organizadores do maior evento político da Região Norte denominado Fórum de Desenvolvimento Norte Forte MS. O encontro tratou de ações voltadas ao turismo, comércio, políticas regionais, educação e agronegócio com as participações de 14 prefeitos, a Ministra da Agricultura Tereza Cristina, secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel e demais lideranças de diferentes segmentos.
A importante ação foi organizado pelo Cointa e Sebrae. Cleverson dos Santos e 14 prefeitos dos municípios consorciados apresentaram ao secretário Riedel e a Ministra Tereza Cristina o novo momento do Cointa, além do panorama atual político e as demandas que possam fomentar o progresso da região. O Cointa atua em várias frentes e nunca esteve tão unido quanto a atual gestão. Já o secretário Eduardo Riedel destacou o papel da entidade na mobilização dos interesses e prioridades da região.
“A região Norte se estruturou e isso traz desenvolvimento e o Governo do Estado tem feito investimentos em infraestrutura, o que trouxe competitividade. Essa capacidade que os prefeitos têm tido de trabalhar os objetivos em comum, as prioridades da região, é o que faz a diferença. O Cointa é um consórcio maduro e preparado”, destacou Riedel.
Já a ministra Tereza Cristina destacou que a região Norte é unida, tem liderança e vai fazer a diferença no Estado e também destacou o trabalho do Consórcio. “O Cointa está organizado e mostra a relevância do grupo. Aqui [região Norte] é a bola da vez, deixa de ser uma região pobre para ser uma região de desenvolvimento. ”
Movimento Norte Forte MS
Através da agenda de desenvolvimento, nominada de “Movimento Norte Forte MS”, identificou-se as demandas, apresentando metas com ações focadas na geração do desenvolvimento econômico através de macro-objetivos: agronegócio e turismo; trabalho e renda plenos e adesão da sociedade ao Movimento Norte Forte.
No evento, ainda foram entregues 1.500 cestas básicas aos municípios da região norte. A entrega faz parte do Movimento Agro Fraterno, que promove uma corrente solidária entre os produtores rurais e instituições ligadas ao setor para ajudar as famílias mais atingidas na pandemia.