O Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul socorreu um homem que caiu do telhado durante a manutenção do sistema elétrico da residência. Este é um dos serviços que mais causam acidentes domésticos, alguns até fatais ou com danos permanentes. Há registros de mortes na cidade por queda de telhados. O acidente aconteceu por volta das 9 horas (MS) da manhã de hoje na Avenida Tocantins.
A vítima estava consciente, desorientada e apresentava um corte profundo na região occipital da cabeça. Os socorristas realizaram testes como Hemostasia (*), colocaram o colar cervical e transportaram a vítima em prancha rígida para o Hospital Municipal de Chapadão do Sul.
HEMOSTASIA
É o processo fisiológico do corpo humano responsável em manter o sangue fluído no interior do vaso sanguíneo. É o que se costuma chamar de coagulação. Os componentes desse sistema são: vaso sanguíneo, plaquetas e fatores da coagulação. É preciso estar tudo em harmonia para evitar os maléficos extremos: hemorragia e trombose.
A integridade desse processo, faz com que quando temos um corte, por menor que seja o sangramento seja estancado através da formação do coágulo. Entretanto, esse coágulo deve ser transitório e ser dissolvido, de modo que também não cause um dano maior que é a trombose.
Problemas em algum desses setores vão originar as doenças da coagulação.
1) Doenças hemorrágicas: doença de von Willebrand, hemofilia e púrpura.
2) Doenças trombóticas: trombofilias causando infarto cardíaco, AVCI (derrame cerebral) e trombembolismo venoso.
O médico que trata as doenças específicas da coagulação é o hematologista!