Nesta dia 25 de julho é a data escolhida para homenagear os caminhoneiros do Brasil. A data também é muito importante às centenas de profissionais que moram e trabalham transportando os produtos produzidos pelo agronegócio em Chapadão do Sul. A estrada é o “seu lar” carregando mercadorias ou pessoas por diversos lugares do país.
Origem do Dia do Motorista
O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro da categoria no Brasil. Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. De acordo com a lenda, São Cristóvão queria servir o rei mais poderoso da Terra e decidiu venerar o Diabo. No entanto, durante uma viagem, conheceu um ermitão que mostrou ser Jesus Cristo o “Rei dos Reis” e a entidade com mais poder no Universo. Ele abandonou a vida de luxos e maldades para seguir a “Palavra de Cristo”.
Trabalhou durante muito tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio. Certa vez, segundo a lenda, Cristóvão colocou um menino nas costas e a cada passo que dava o seu peso ia aumentando. Cristóvão disse: “Parece que estou carregando o mundo nas costas”, então o menino respondeu: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.
Assim, passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas.
O Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, oficializa o dia 25 de julho como o “Dia do Motorista” no Brasil.