Chapadão do Sul/MS

“NERVOS à flor da pele” – Agressividade e pandemia estão relacionadas? Técnicas da saúde passam apuros durante vacinação em Chapadão do Sul

Nosso sistema nervoso central está ligado diretamente com a nossa pele. Quem nunca ouviu falar que está com os “nervos à flor da pele”? Essa frase não existe à toa, de fato, nosso cérebro e a nossa pele são compostos pelo mesmo tecido, do ponto de vista da embriologia, e pela pele é possível acessar o cérebro, eles estão conectados. É por isso que a terapia manual tem um poder na modulação do sistema nervoso, podendo reequilibrar alterações e tratar de disfunções.

Servidores públicos escalados para o trabalho de vacinação contra a Covid-19 em Chapadão do Sul sabem muito bem o que é isso. A pressão na demanda no Hospital Municipal e nos postos de saúde em tempos de pandemia aumenta o nível de ansiedade de todos diante de uma provável contaminação e – em caso extremo – a morte. Este conjunto de fatores acaba com a paciência e diminui a civilidade de cidadãos até então pacatos.

São vários os relatos de ameaças e agressões verbais contra técnicos da saúde pública durante os atendimentos à população em Chapadão do Sul antes mesmo da chegada da pandemia de Covid-19.  Este comportamento se agravou durante as etapas de vacinação. Todos buscam a imunização que é lenta e acaba deixando as pessoas ainda mais nervosas e assustadas com a possibilidade de contaminação. Jovens e sem comorbidades também já estão morrendo.

Este assunto foi levado na última sessão da Câmara de Vereadores pelo parlamentar Vanderson Cardoso que recebeu vários relatos feitos por  funcionários que trabalham na aplicação das vacinas, distribuição de senhas e no atendimento geral nestes dias. Após esta etapa ainda trabalham no lançamento dos dados do serviço realizado durante o dia. Este foi um dos motivos da proposta de acréscimo de R$ 300,00 ao salário destes profissionais. A iniciativa deverá  esbarrar na Lei Federal sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro que congelou os salários dos servidores públicos devido à pandemia.

O requerimento do vereador foi encaminhado ao prefeito João Carlos Krug  solicitando informações sobre planos de encaminhar Projeto de Lei neste sentido  para apreciação do Poder Legislativo. O objetivo é buscar a revisão geral anual dos vencimentos dos servidores Públicos Municipais, referente ao ano de 2021, a ser pago em 2022, respeitando o que preceitua a Lei Complementar Federal nº 173, de 27 de maio de 2021.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também