Feriado de Corpus Christi é sinônimo de pescaria no Rio Sucuriu para pescadores de Chapadão do Sul, Paraíso das Águas e de outras cidades da região. Carrapatos, peixes, cerveja e também o encontro inesperado com guarnições fluviais da PMA (Polícia Militar Ambiental) fazem parte deste cenário.
O rio é altamente vigiado e o policiamento ostensivo aumenta nos feriados prolongados. Os pescador que estiver sem a carteirinha de autorização de pesca embarcado ou sem Arrais (pilotar barcos) terá dor de cabeça. O correto é sempre pagar a taxa no site do Imasul e manter a documentação em dia.
A PMA realizou o patrulhamento fluvial ao longo do rio Sucuriú incluindo abordagens nas imediações dos ranchos. Foram cobrados a licença de pesca amadora obrigatória, a medida e quantidade de peixes capturados. A “Operação Corpus Christi” teve como objetivo garantir a preservação do meio ambiente e a conservação dos rios e nascentes
CARRAPATO MICUIM – Micuim é o filhote de carrapato estrela, conhecido por ser o agente transmissor da febre maculosa e que pode ter diferentes animais como hospedeiros; incluindo equinos, bovinos, animais domésticos e até humanos. Em geral, a picada é indolor porque os carrapatos aplicam na vítima uma certa quantia de saliva que contém princípios anestésicos.
Apesar de não doer durante a picada, a ação do carrapato estrela no corpo humano pode causar outras lesões. Quem já passou por essa experiência diz que é uma coceira infernal. Se coçar muito, vira até uma ferida. Por isso que esse alerta também vale para os animais. Além do incômodo causado, a picada pode deixar um ferimento aberto na pele. Esse machucado ainda pode provocar bicheiras.
.