A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei que regulamenta o pagamento de Gratificação de Incentivo à Produtividade para os funcionários da CTR em atenção ao artigo 64, inciso III da Lei Complementar nº 040, de 04 de setembro de 2007. Na prática estes trabalhadores passarão a receber 15% do valor do material reciclado por eles e vendidos no sistema de pregão pela secretaria de Administração e Finanças neste mercado em expansão.
A iniciativa que valoriza economicamente a categoria é de autoria do vereador Vanderson Cardoso – teve aprovação unânime dos demais parlamentares – depende de sanção do prefeito João Carlos Krug.
O assunto começou a protocolar na Casa como Indicação ao Projeto de Lei no sentido de que de 10% a 15% do valor dos materiais recicláveis leiloados na reciclagem fosse dividido entre todos os funcionários da Central de Tratamento de Resíduos na forma de gratificação pelo árduo serviço prestado.
O projeto final cravou em 15% para que não sofra modificações em administrações futuras. A notícia é positiva porque valoriza uma categoria que atua numa atividade insalubre.
O serviço na reciclagem do lixo doméstico é de extrema importância à saúde e a qualidade de vida de todos os munícipes. Gera arrecadação de receita oriundas do leilão dos produtos reciclados. O pagamento da gratificação também busca incentivar melhores resultados nesta atividade na Prefeitura Municipal.