A cozinheira Benedita Gonçalves da Silva (53) foi picada por uma cobra da espécie Boca-de-Sapo na manhã desta sexta-feira (9), na Fazenda Cristal, localizada na região do Pantanal Paiguás, há cerca de 12 quilômetros de Coxim. O acidente serve de alerta aos pescadores de Chapadão do Sul e Chapadão do Céu que nunca levam soro antiofídico durante as constantes viagens aos rios Taquari, Coxim e Piquiri, naquela região. Uma cobra com este grau de toxidade pode matar um adulto em 20 horas se não tiver socorro. Se atingir uma artéria não há salvação
Benedita estava na cozinha da fazenda onde trabalha, quando foi picada no dedo do pé direito pela jararaca Boca-de-Sapo, considerada como uma das cobras mais venenosas da região pantaneira. Foi trazida de avião até o Aeroporto Municipal de Coxim e socorrida pelo Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) antes de chegar no Hospital Regional álvaro Fontoura.
Centenas de moradores de Chapadão do Sul e Chapadão do Sul fazem excursões na região pantaneira em busca das munaias para comer com os amigos e ainda fazer o famoso self. O bichinho da foto foi trazido por Sidney Liotti, funcionário da empresa Hidrowag (Sistemas Hidráulicos de Chapadão do Céu) no ano passado fora da Piracema. Fisgou esse lindo peixe com 1º quilos com anzol /1º e isca de piau.
BOCA-DE-SAPO
Nome comum dado a uma espécie de Jararaca da família dos Colubrídeos. Muito comum no Pantanal é considerada a cobra mais venenosa do Bioma. Seu veneno é muito forte,pode matar uma criança em poucas horas e um adulto em questão de um dia.é muita temida na região pantaneira,sua coloração e tamanho é diferente das outras jararacas.
é pequena e pode atingir no máximo um metro de comprimento e sua cor é bege.Pode parecer uma cobra inofensiva devido mesmo ao seu tamanho,mais seu veneno potente é de impressionar.A Jararaca Boca de Sapo é uma das cobras mais venenosas do Brasil, dependendo do local da picada se for atingida alguma veia principal o indivíduo pode morrer na hora.
(edicaoms e redação chapadensenews.com.br)