Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7
ATENÇÃO – Várias pessoas estão recebendo arquivos em PASTA ZIP para serem abertos, com a desculpa de ORÇAMENTO, COMPROVANTE DE PAGAMENTOS, etc. estão sendo usados para pegar os dados da CONTA GOV e CONTAS BANCÁRIAS, EMAILS, etc Mantenham o anti vírus atualizado e não abram em hipótese alguma. Vários órgãos públicos de MS estão com o sistema infectado.
O celular do CAC da prefeitura de Chapadão do Sul foi hackeado está mandando mensagens para vários cidadãos. O whatassap da Ouvidoria também. Importante estar alerta e não abrir nenhuma destas mensagens.
O ataque está sendo feito em todo o Brasil. O vírus induz as vítimas a baixar arquivos que tomam o comando do computador e roubam senhas de banco. Para piorar, ele é capaz de se replicar em mensagens para seus contatos e grupos no aplicativo.
Batizado de Sorvepotel, o vírus também utiliza e-mails como uma segunda forma de se espalhar, de acordo com pesquisadores da empresa de cibersegurança Trend Micro que identificaram o ataque (veja ao final como se proteger).
Os criminosos usam o WhatsApp para disparar supostos comprovantes de pagamento ou orçamentos de empresas, por exemplo. “Baixa o [arquivo] ZIP no PC e abre”, diz uma das mensagens.
Um ZIP permite comprimir vários arquivos e pastas em apenas um arquivo, facilitando a transferência de conjuntos de dados. Ao optar por esse formato, os criminosos podem enviar de uma só vez para a vítima comandos maliciosos em mais de um arquivo.
Segundo a Trend Micro, o ataque se concentra em:
roubar credenciais ao exibir versões adulteradas de sites de bancos e corretoras de criptomoedas;
assumir o controle do WhatsApp Web para enviar o arquivo malicioso para todos os contatos da vítima.
Como se proteger
A Trend Micro diz que criminosos parecem ter como foco computadores corporativos, mas atacam em contas de WhatsApp Web de funcionários, que usam os dispositivos para ver mensagens pessoais.
Os pesquisadores orientam funcionários e empresas a:
desativar downloads automáticos no WhatsApp
restringir downloads em dispositivos corporativos
realizar treinamentos sobre riscos de baixar arquivos suspeitos;
desconfiar de mensagens que pedem permissões em navegadores;
confirmar com a pessoa por outros meios (telefone ou pessoalmente) se o envio do arquivo foi intencional.



