Chapadão do Sul/MS

Servidores da Educação e Saúde participaram de treinamento em primeiros socorros

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7

A Prefeitura de Chapadão do Sul realizou, nesta semana, uma capacitação em primeiros socorros voltada aos servidores das Secretarias Municipais de Educação e Saúde. O objetivo da formação foi preparar os participantes para reconhecer e agir corretamente em situações de emergência, utilizando técnicas básicas de primeiros socorros com segurança e eficácia.

O treinamento foi ministrado por instrutores nacionais da Cruz Vermelha Brasileira – Núcleo Municipal de Chapadão do Sul – e aconteceu em dois momentos distintos.

Na terça-feira, a capacitação foi direcionada a professores e monitores da rede municipal de ensino, em conformidade com a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018). Essa legislação torna obrigatória a formação em primeiros socorros para profissionais de escolas e creches, públicas e privadas, em todo o Brasil.

A Lei Lucas foi sancionada após o falecimento do menino Lucas Begalli Zamora, vítima de asfixia durante um passeio escolar. A lei tem como principal objetivo assegurar que os profissionais da educação estejam aptos a prestar os primeiros atendimentos em situações de risco, até a chegada do socorro especializado.

Já na quarta-feira, 03, o treinamento foi direcionado para agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, com a abordagem de conteúdos como acidente vascular encefálico, desmaio, parada cardiorrespiratória, convulsão, engasgo, queimadura e hemorragia.

De acordo com a Cruz Vermelha, os primeiros socorros consistem em uma série de técnicas e procedimentos prestados inicialmente a uma vítima que sofreu um acidente ou que teve algum mal súbito. Considerando que, independentemente da gravidade, manter o indivíduo com os sinais vitais estáveis enquanto se espera a chegada do atendimento profissional adequado, pode evitar complicações e até mesmo salvar vidas. Por isso, dominar as noções de primeiros socorros é primordial.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também