Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
Na manhã de hoje uma equipe de varredores de rua trabalhava duro para limpar a Rua Aquidauana, nas imediações do Atacadista Chimarrão. Este trabalho é muito importante que notamos apenas quando estes trabalhadores estão em nossa rua. A empresa é terceirizada pela Prefeitura de Chapadão do Sul.
Quem é que evita que a população fique doente, que doenças se espalhem pelas cidades ou que problemas de fundo sanitário virem uma dor de cabeça? Se você pensou apenas em médicos, errou! Na verdade, essas competências tão importantes e preventivas cabem também aos trabalhadores de limpeza urbana, mas que nem sempre é lembrado ou valorizado.
Conheça a limpeza urbana e a sua importância para a sociedade
Mesmo se todo mundo fosse educado e não descartasse lixo inadequadamente nas ruas, ainda assim precisaríamos do trabalho dos garis. A vertente mais conhecida são os varredores de rua, que recolhem resíduos que deixamos pra trás, mas também retiram folhas que caem das árvores, sujeiras de animais, como pombos, e esvaziam as lixeiras públicas.
ORIGEM da palavra Gari
A palavra “gari” tem sua origem no sobrenome do francês Pedro Aleixo Gary. Em 1876, ele foi contratado pela Corte Imperial do Brasil para organizar a coleta de lixo e a limpeza das ruas do Rio de Janeiro, então capital do país. Com o tempo, as pessoas que trabalhavam com ele passaram a ser conhecidas como “os meninos do Gary” ou simplesmente “garis”. O termo se popularizou e se consolidou como sinônimo de varredor de rua, sendo usado até hoje para designar os profissionais da limpeza pública.
Em resumo, a palavra “gari” surgiu como uma referência ao sobrenome de Pedro Aleixo Gary, que foi contratado para organizar a limpeza urbana no Rio de Janeiro. Naquele época a sujeira era fora de controle porque não tinha recolhimento. Escravos eram usados para recolher fezes e urina. Transportavam em recipientes nos ombros que escorriam pelos seus corpos. Eram chamados de “Tigres” porque estavam sempre amarelados pelo efeito o ácido úrico da urina e das fezes. Horrível e desumano



