Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
O prefeito de Paraíso das Águas, Ivan Xixi, o vice-prefeito Roberto Carlos, o secretário da SEDEMAT (professor Wilson Matheus), vereadores e lideranças do assentamento Mateira se reuniram com o superintendente da IACO, Edson Rocha, para tratar de importantes pautas relacionadas ao fortalecimento da parceria com os pequenos produtores rurais e, especialmente, à crescente proliferação da mosca do estábulo na região.
O encontro foi pautado pelo reconhecimento do apoio que a IACO tem prestado ao município, sobretudo aos agricultores familiares do assentamento Mateira, mas também pela urgência de ações conjuntas para enfrentar os impactos causados pela proliferação da Stomoxys calcitrans, conhecida popularmente como mosca do estábulo. Esses insetos hematófagos se alimentam do sangue de bovinos, equinos e até humanos. Sua reprodução ocorre em ambientes ricos em matéria orgânica em decomposição como restos de silagem, esterco acumulado, camas de estábulos, áreas de confinamento animal e feno exposto ao ar livre.

Durante a reunião, os técnicos da IACO destacaram que, embora a indústria esteja atenta às medidas de controle e prevenção, é fundamental que cada produtor rural também faça sua parte. “Cada propriedade tem responsabilidade sobre os resíduos orgânicos que produz, e muitos desses locais tornam-se reservatórios ideais para o desenvolvimento da mosca. É preciso um esforço coletivo, com vigilância constante e adoção de boas práticas de manejo sanitário e ambiental”, pontuaram os especialistas da empresa.
Como encaminhamento da reunião, foi proposta a realização de um Dia de Campo no assentamento Mateira, com participação de técnicos da IACO, representantes da prefeitura e produtores locais. A ideia é promover um momento educativo com demonstrações práticas e orientações sobre como controlar a proliferação da mosca, evitando danos à saúde animal, à produção leiteira e ao bem-estar da população rural.
Além do prefeito e do vice-prefeito, participaram da reunião os vereadores Alexia Psicóloga (vice-presidente da Câmara), Fio do Povo e Professor Leonardo, além do ex-vereador Tuta. Representando o assentamento Mateira, estiveram presentes os líderes comunitários Chico Biazus, Pastor Toninho, Eudes e Agnaldo, conhecido como Baixinho.
A parceria entre o poder público, a iniciativa privada e os produtores reforça o compromisso coletivo com a sanidade animal e a qualidade de vida no campo, promovendo ações sustentáveis e eficazes no enfrentamento desse desafio que tem afetado diversas regiões do país.
