Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
Chapadão do Sul está entre as 19 cidades de Mato Grosso do Sul que hoje tem cobertura atendendo o Marco Legal de Saneamento, acima de 90% de rede de esgoto na cidade. A informação faz parte de uma reportagem publicada pelo Governo do Estado que destaca os avanços do saneamento em todo o estado.
Mato Grosso do Sul será um dos primeiros estados do Brasil a universalizar a coleta e tratamento de esgoto. Esta conquista será atingida até 2028, com grandes investimentos em obras, tecnologia de ponta e sistemas modernos que vão melhorar a qualidade de vida do sul-mato-grossense, levando saneamento básico para dentro da casa das pessoas, evitando uma série de doenças.
Esse esforço concentrado do Governo do Estado conta com a contribuição efetiva de uma PPP (Parceria Público-privada) que começou a valer em 2021. Esta visão de futuro permitiu que grandes investimentos privados pudessem alavancar o setor e dessem o suporte que apenas o Estado, sozinho, não teria condições de suprir.
Em junho deste ano a cobertura de esgoto chegou a 70% da área urbana do Estado. Para chegar a universalização é preciso alcançar o patamar de 90%, que deve ser alcançado em 2028. Isto leva em conta as ligações de esgoto gerais e não o percentual de cada cidade. A expectativa do Governo é fechar 2026 com 85,6%% de cobertura e, em 2031, chegar aos incríveis 98%.
Obras serão feitas nas 68 cidades do Estado. Em fevereiro, o Prefeito Walter Schlatter participou de reunião com o presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Renato Marcílio quando foram anunciados novos investimentos, entre eles a ampliação da rede de esgoto, que hoje é de cerca de 94,95% em nosso município.
Informações: notícias.ms