Chapadão do Sul/MS

Associação “Vida a Vida” ganhou estatus de “Utilidade Pública” . Projeto é da vereadora Rosemari cruz

A associação ?Viva a Vida&#1º8; de Chapadão do Sul foi declarada de ?Utilidade Pública Municipal? pelo projeto de lei 80-201º de autoria da presidente da Câmara, Rosemari Cruz. A votação estava prevista na pauta desta segunda-feira após o grande expediente com temas livres na tribuna. Ex-secretária de Assistência Social, a vereadora é profunda conhecedora das necessidades dos idosos do município e sabe a importância da criação de ferramentas administrativas que possam trazer mais avanços à categoria.

O título de Utilidade Pública garante às entidades, associações civis e fundações o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade. São aquelas capazes de reverter em finalidades estatutárias ou em manutenção e expansão do próprio negócio todos os lucros obtidos em atividades comercial, industrial e de serviços desenvolvidos por ela.

Somente as entidades legalmente constituídas no Brasil podem obter o título de Utilidade Pública. As exigências incluem a necessidade de funcionamento da instituição há pelo menos dois anos, sem a remuneração dos seus dirigentes, e a promoção de atividades compatíveis com o Título.

O primeiro passo no processo de formalização, a instituição deve encaminhar pedido de aquisição constando um relatório que comprove todas essas atividades prestadas nos últimos dois anos pela entidade.

Apesar da concessão da isenção às entidades, o título de Utilidade Pública não assegura ao titular quaisquer direitos e vantagens na relação com o município, com exceção em celebrações de convênios. A declaração de utilidade pública é feita por decreto, com ofício do Prefeito ou atendendo a indicação de vereadores. O Prefeito deve baixar o decreto no prazo de 1º dias contados do recebimento da indicação dos Vereadores, somente podendo deixar de fazê-lo caso não esteja atendido algum requisito previsto na lei.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também