INTERNAUTA Campanha contra SELFIES mórbidos viraliza na internet. Após postagem curioso notou que cadáver era da própria mãe

Publicada em 10/01/2018, lida 857 vezes.

          VEJA o vídeo no link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=RVzx9xapK-A&t=3s

 

     Centenas de câmeras de celulares são acionadas compulsivamente por curiosos enquanto o Corpo de Bombeiros  tenta resgatar vítimas de ferragens ou em outras operações de resgate ou salvamento de pessoas.  Jornalistas ou fotógrafos profissionais em todo o mundo também são conhecedores destes detalhes e devem trabalhar no limite para não expor desnecessariamente feridos ou mortos em busca  de uma audiência alavancada pela morbidez  ou tragédia alheia no momento de extrema fragilidade. Caso a imprensa não cubra os fatos do cotidiano as pessoas não saberão o que acontece em suas comunidades, mas há critérios básicos a serem seguidos que nem todos respeitam.  (Sugestão do internauta Marcelo Bexiga)

SELFIE MÓRBIDO – Na campanha feita na Alemanha, cujo vídeo espalhou-se pela internet e pelas redes sociais há alguns dias, tem como tema este hábito nas ruas e estradas do país. O mote: “Sei kein Gaffer”  é difícil uma tradução direta do alemão que conserve o significado, mas pode ser entendido como “não seja intrometido” ou “não seja curioso”. Em alemão, Gaffer é aquele cara que fica se metendo em tudo, mas sequer tem a capacidade de ajudar. E, como ouvimos desde pequenos, muito ajuda quem não atrapalha.  

CURIOSO ATRAPALHA BOMBEIROS - No caso, atrapalhar quer dizer parar o carro diante de um acidente, sacar o celular e começar a tirar fotos e selfies da cena, incluindo os veículos envolvidos (ou seus escombros) e as vítimas.  O vídeo tem legendas em inglês que podem ser traduzidas automaticamente pelo Youtube. No entanto, se quiser, você pode dispensá-las: a linguagem visual do vídeo é bastante clara, com gestos, música de fundo e emojis que tornam fácil entender o que está acontecendo

MENSAGEM PARA MÃE - O vídeo é um pouco mais longo do que uma campanha costuma ser. Conta a história de três jovens em um carro, dois caras e uma garota, voltando de uma viagem de férias. Logo de cara, o motorista saca o celular e tira selfies enquanto dirige. Em seguida saca o celular para enviar uma mensagem para a mãe e avisar que estava voltando para casa.

FOTOS DE TRAGÉDIAS - Então, o trio nota que um acidente aconteceu à frente. Dois carros bateram e um deles pegou fogo. Os bombeiros estão no local, ainda apagando as chamas, enquanto a equipe de salvamento chega e começa a checar o estado das vítimas. É aí que o motorista começa a agir como um moleque irresponsável de 16 anos. Primeiro, ele chama os amigos para ver de perto o ocorrido. Então, saca o celular e começa a tirar foto atrás de foto, sempre compartilhando tudo na Internet. Ele também envia algumas fotos a sua mãe. 

BUSCA DE CURTIDAS - Os três adultos continuam com seu surto juvenil ao chegar perto de um caminhão dos bombeiros que está aberto e pegando um capacete que está no banco para tirar fotos, sempre em busca de curtidas e comentários. O trio começa a passar dos limites e é alertado por um dos bombeiros, que estava examinando uma das vítimas: “vocês estão atrapalhando a equipe!”, ele diz.

CADÁVER CARBONIZADO - O vídeo é gráfico, e mostra um cadáver carbonizado (obviamente cenográfico, mas ainda chocante) que está sendo examinado pelos profissionais. O motorista do carro ainda tenta tirar mais algumas selfies, desta vez com o cadáver ao fundo. Até mesmo a garota que está com ele fica chocada com o tipo de coisa que ele compartilha e manda para sua mãe.

MORTA ERA A MÃE - As mensagens que ele manda para a mãe chegam, mas ela não está lendo e nem respondendo. O rapaz estranha e tenta ligar para ela… e um celular no chão, próximo ao corpo, começa a tocar. O corpo carbonizado com quem ele tirou selfies é o de sua mãe, e ele acabou de postar a foto na internet sem saber que era ela.

(Fonte recadação e https://www.flatout.com.br/nao-seja-curioso-nao-tire-fotos-de-acidentes/)

INTERNAUTA Campanha contra SELFIES mórbidos viraliza na internet. Após postagem curioso notou que cadáver era da própria mãe

Comentários desta notícia