PRESTÍGIO da Folia de Reis segue em alta no Assentamento Aroeira em Chapadão do Sul. Festa tem relação com nascimento de Jesus e ao natal

Publicada em 10/01/2018, lida 242 vezes.

     A tradicional Festa de Folia de Reis segue muito prestigiada no Assentamento Aroeira. O evento está ligado à comemoração do Natal e ao nascimento do menino Jesus. Segundo a bíblia, quando Jesus nasceu três reis magos (Melchior, Baltasar e Gaspar) foram visitá-lo, levando presentes. Neste ano o Poder Executivo foi representado pelos  secretários Wander Viegas (Cultura e Esporte) / Guerino Perius (Educação), além do secretário adjunto de Obras Laércio Alcantara e a diretora de Cultura Joélita Martins.    

Os grupos de foliões visitam as casas que os acolhem e fazem doações, cantando e tocando músicas de louvor a Jesus e aos Santos Reis, em volta do presépio, com muita alegria.  Em Chapadão do Sul não é diferente. Há mais de 12 anos os foliões passam de casa em casa entrando, onde são recebidos, e comemorando junto com os proprietários do lugar o nascimento de Jesus.   

O organizador da festa do ano passado foi o Festeiro Vicente que agradeceu a todos que prestigiam o evento, aos fazendeiros que ajudaram na realização cultural e a todos que ali estiveram participando da Folia de Reis.

A data, fixada em 6 de janeiro, passou a ter grande importância em países de origem latina, especialmente os que a cultura é espanhola. Em alguns lugares a comemoração se tornou mais importante até que o próprio Natal.

Em Muqui, no Espírito Santo por exemplo, acontece desde 1950 o maior encontro nacional de folia de reis, reunindo cerca de 90 grupos de foliões de regiões como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura. (Fonte ASSECOM)

PRESTÍGIO da Folia de Reis segue em alta no Assentamento Aroeira em Chapadão do Sul. Festa tem relação com nascimento de Jesus e ao natal

Comentários desta notícia